quarta-feira, 29 de julho de 2015

Minha Primeira Maratona

Dia épico, 26/07/2015! O dia em que consegui fazer a minha primeira Maratona, a que sonhei por tanto tempo e que treinei duro pra isto... vamos comigo relembrar alguns momentos importantes e inesquecíveis! 



Embarcamos para o Rio de Janeiro no dia 25 de manhã e claro encontrando alguns amigos corredores no aeroporto, onde o clima já estava fantástico!
Encontramos nosso amigo e anfitrião sempre que vamos pra lá Wanderson de Freitas e percorremos de carro todo o percurso da Maratona, onde ali o frio na barriga já estava muito grande!

Vimos o Elevado do Joá, os túneis todos em que passaríamos, (eu tenho fobia de correr dentro de túnel) e isto me deu um pânico extra, subimos a Niemeyer e a princípio achei longa, porém não muito ingrime e logo a comparamos com a temida Brigadeiro durante a São Silvestre, não achei que seria um grande problema. 

A noite nos encontramos com alguns amigos para uma confraternização e aquele famoso jantar de massas que antecedem as provas, (desculpa para se comer muito!) Foi tudo lindo! 

Jantar na Pizzaria Romanella no Recreio
Dali fomos pro apartamento, tentar desligar um pouco de tudo e nos concentrar para a manhã seguinte. 
Levantamos bem cedo para poder fazer tudo com calma, e alí eu já vi que tinha algo errado, eu sempre tenho uma fome absurda de manhã, independente da hora que eu acorde, mas na manhã de domingo a fome simplesmente sumiu, porém eu sabia que precisava comer, iria correr por muitas horas, comi apenas meia fatia de pão com um gole de café com leite. 


Betânia, esposa do nosso amigo Wanderson nos pegou e nos levou para a largada da Maratona, no Pontal (Recreio dos Bandeirantes)  já que o Wanderson correria a Meia e largaria da Barra da Tijuca e em horários diferentes também, a Meia largou as 6:40hrs e a Maratona as 7:30. 
Já tomado de corredores extasiados e num frenesi total, muitos experientes mas muitos novatos também, mas todos num só clima de emoção. 

Pouco antes da largada
Larguei num pace tranquilo de 6,50 até o km 23, onde eu me sentia muito bem, muitos pontos de hidratação com água e Gatorade, onde um destes pontos vi a Triatleta Fernanda Keller incentivando os corredores, numa reta que não acabava nunca mais seguimos firmes, surgiu o primeiro túnel, respirei fundo e fui... logo na saída do Joá onde a visão é magnifica, o barulho do mar nas pedras lá embaixo e os passos dos corredores eram os únicos sons que ouvia, aproveitei para contemplar toda aquela paisagem linda! O tempo estava ajudando, não estava sol e nem um frio absurdo, muito menos chovendo, estava perfeito! 


Iniciando a Niemeyer dei uma leve reduzida no pace já que eu sabia que não seria fácil, aproximadamente no km 28 percebi que algo estava errado, mãos dormentes, comecei ver pontos de luz e o ar me faltou dos pulmões, parei na grade lateral próximo as obras da ciclovia, ali veio um Staff para ver se eu estava bem e eu não conseguia falar, puxava o ar e não vinha, onde devo ter perdido os sentidos por alguns segundos e logo que voltei 2 corredores estavam ao meu lado, uma delas me deu amendoim, comi quase que de uma vez só, nem consegui agradece-la. Mas foi como se tivessem me ligado na tomada e senti imediatamente minha energia voltar, agradeci o Staff e voltei a caminhar.
Logo vi uma ambulância no posto médico no Vidigal, parei porque eu ainda não estava conseguindo respirar normalmente, mediram minha pressão, me deram uma capsula de sal e segui num trote leve. Ali eu já vi que minha idéia de fazer em 5 horas não ia rolar! Mas relaxei, eu queria terminar e pensava no meu marido e os amigos me esperando na chegada me dava um gás a mais. 
No km 34 aproximadamente novamente a falta de ar, aí foram os pés que ficaram dormentes, a boca seca e pensei em desistir, não iria conseguir terminar, comecei a chorar por fracassar na minha primeira maratona! 
Mas Deus estava ali, exatamente onde eu havia dito no post anterior, nos olhando e cuidando para que nada de ruim acontecesse e me mandou um anjo, Tatiana Silva é o nome dela! 

Meu anjo da Maratona Tatiana Silva
Nos conhecíamos de SP de treinos juntas, ela havia corrido a Family Run de 6km e estava acompanhando as amigas quando me viu e decidiu me acompanhar e posso dizer que ela foi fundamental nos kms finais! Pegando água, gatorade, paçoca, coca-cola, bolachas e frutas que estavam nos oferecendo no caminho e me manteve viva na prova de novo! "Vamos Kelly, falta só um pouquinho, você chegou até aqui!" E lá fomos nós! 
Nos metros finais ouço "É ela!" e vejo meu marido invadir a pista, segurar na minha mão pra cruzarmos juntos a linha de chegada! 



 Ele aos prantos por EU estar conseguindo terminar a Maratona da nossa vida, ali já correndo com o coração, num estado de cansaço extremo depois de 5:35hrs, com muita cólica já que estava menstruada, mas a sensação ao cruzarmos a linha foi única, os aplausos dos expectadores, dos outros corredores que já haviam terminado a prova, e eu muito orgulhosa de mim mesma por mais esta etapa vencida! 

Wanderson de Freitas, que se tornará maratonista em 2016
Maratona do Rio é uma das maratonas mais lindas do Mundo, se não a mais linda! O carioca é cheio de vida, nos incentivando durante todo o percurso!
Meu marido terminou em 3:45, orgulhosa demais dele porque sei o quanto ele se empenhou nos treinos. 
Agora é nos recuperar tanto física quanto emocionalmente e voltar aos treinos porque a vida não pára e dizem que não basta correr uma maratona para se tornar maratonista, tem que já pensar na próxima, sendo assim já me considero uma Vovó Maratonista






4 comentários:

  1. Show de bola, vcs arrebentaram, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela corrida, costumo dizer que a Maratona é um esporte que te escolhe. Muitos corredores de ponta não tem coragem de passar 3, 4, 5 horas numa Maratona.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Kelly. Eu Wanderson Sheila e Sandra, todo o grupo do whats app amigos que correm estávamos aflitos te esperando. Quando vimos você chegar foi a glória! Decidi correr uma maratona ao ver estas chegadas! Vou de meia pra seguir um ano ou mais até uma inteira. Bora correr novamente ano que vem!

    ResponderExcluir
  4. Obg pelo incentivo de Todos!!!! De coração!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.