quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pós Maratona

Aquele frenesi todo, tensão, treinos, expectativas para a Maratona, em que tínhamos um estímulo gigante de sair no frio, chuva ou na madrugada pra treinar passou... e agora? O que fazer após a Maratona? 



Já ouvi vários corredores falando do pós-maratona, que é o momento de recuperação muscular, de tirar o pé do acelerador, ou melhor, das pistas por um tempo, diminuir mesmo o ritmo de treinos e claro buscar novos desafios, sejam eles diminuir o tempo em uma determinada distância, ou apenas manter o condicionamento forte para a próxima Maratona quem sabe. 


O tempo em que se leva treinando para uma Maratona é muito grande e intenso, abrimos mão de várias coisas, como horas preciosas de sono, compromissos sociais e etc, agora teremos o merecido descanso. Mas isto não pode e nem deve se prolongar por muitos dias, já que o corpo acaba se acostumando a este estado de "preguiça" e o retorno vai acabar ficando mais difícil. 
Compreensivelmente, para um corredor dedicado, tendo um dia forçado, ou mais, uma semana de folga completa, é quase tão agradável quanto uma visita ao dentista para um tratamento de canal. A maioria dos corredores tem um medo irracional e pensam que, deixando de fazer algumas corridas, irão diminuir drasticamente a sua aptidão física.
Infelizmente, não tendo tempo suficiente para se recuperar totalmente após uma maratona, muitas vezes o atleta chega ao overtraining e, consequentemente, sofre lesões. Descansar por sete a dez dias tem pouco impacto negativo sobre a sua forma física atual, e os ganhos a longo prazo superam qualquer redução temporária de condicionamento.



No meu caso, tirei estes dias de folga e desde a Maratona do Rio ainda não voltei a correr, mas nem por isto fiquei parada! Tenho vindo pro trabalho de Bike, (aproximadamente 12km ida e volta) e um trabalho de musculação também está sendo feito. Já que eu e meu marido investimos numa Estação de Musculação pra nossa casa e agora não tem mais desculpas de horários, clima ou afins, tá ali é só fazer!

Nossa Estação de Musculação, pesos e halteres 
Ainda esta semana se inicia uma nova planilha, onde quero melhorar meu tempo nos 5km, não temos ainda uma prova alvo, mas em breve definiremos. 
Este tempo de "descanso" me valeu muito também, aproveitei pra fazer aquela faxina em casa, por em dia aquela série da TV que eu nunca tinha tempo de terminar, ler um livro, não que eu não tivesse tempo nos treinos, mas é que o tempo que sobrava eu queria mesmo descansar, dormir e só! 
Também fiz questão de não enfiar o pé na jaca nestes dias, mantive uma alimentação tranquila, mas sem aquela neura toda, tanto é que meu peso se manteve mesmo sem os treinos intensos, acredito que o corpo continua com o mesmo metabolismo após provas longas. Mas me dei de presente um Petit Gateou (minha sobremesa preferida), afinal, 42km não é pra qualquer um, nem Chuck Norris fez uma Maratona, ne?! rs 


A ideia agora é ir voltando a nossa boa e velha rotina de treinos, porque o que é um corredor sem a loucura de uma planilha bem feita? Sem a sensação de dever cumprido? Sem ter aquele monte de camiseta de corrida estendida no varal? E claro, sem as fotos de longos e medalhas nas redes sociais no final de semana?! 

Como já estou me programando para a próxima Maratona o ano que vem, ainda tenho um tempo de treinos mais curtos e leves, o negócio é não parar!!!! 
Bem vinda de volta aos treinos! =) 


5 comentários:

  1. Sugestão de prova-alvo de 5km é a Volta da USP. Vai ser dia 17 de outubro e as inscrições (R$20,00) abrem dia 28 de setembro. www.voltadausp.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vou correr a Vênus 15 K. Tô apavorada!

    ResponderExcluir
  3. Junior, obrigada pela dica, e correr na USP eu amo e me amarro!!!!!!! Bora então pra la!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser legal, Kelly. A prova deste ano é noturna. Sempre preferi correr à noite e será uma oportunidade de quebrar meu RP nos 5km. Nos vemos lá.

      Excluir
  4. Wania, vc é minha inspiração!!!!! Vai tirar de letra mulher!!!!!
    Foco! e ano que vem é nois na Meia do Rio!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.