sábado, 20 de junho de 2015

Longos: A hora da Verdade

Quase como uma obrigação, opss, quase não, realmente é uma obrigação fazer o longo pelo menos 1 vez por semana para quem está em treinamento pra uma Maratona.
Neste Post vou contar como estão sendo os meus nestes meses que antecedem a minha Primeira Maratona! 




Estou a pouco mais de 1 mês de cruzar a linha de chegada, lá na Cidade Maravilhosa, depois de ter corrido 42,192 km, e neste momento já sinto o frio na barriga, o suor escorrendo pelo pescoço, o olho brilhando, a adrenalina no grau, vejo o esforço no rosto de cada corredor ao meu lado e o coração já bate mais forte!


Não faço parte de nenhuma assessoria esportiva, desde o início da minha jornada nas corridas de rua, eu e meu marido usamos o aplicativo MyCoach para definir as planilhas para os devidos treinamentos, até então não nos deixou na mão, já que é possível personalizar cada planilha de acordo com o pace de cada um.  Assim que decidimos correr a Maratona do Rio, começamos uma outra maratona, a de treinos! 
Confesso aqui que algumas vezes a gente dá aquela famosa furada na planilha, mas na grande maioria das vezes nós executamos direitinho, porque se furar a planilha, podemos perfeitamente furar no dia da prova e isto meu amigo...não vai ser nada legal!
Aos domingos é o nosso longo, já que trabalhamos de segunda a sábado, e é aí que o bicho pega, estamos abrindo mão de algumas provas para podermos fazer os longos com "tranquilidade".
Semana passada, meu longo seria de 30km, fui pro Ibirapuera e consegui correr 29km! O parque estava pra fechar e não consegui finalizar, mas amanhã meu longo será de 35km e não consigo esconder o medo de não conseguir terminar o treino. 


Iremos logo cedinho para o Parque Ecológico do Tietê, onde conseguimos correr sem muitas interferências de ciclistas, pedestres, carrinhos de bebê e skatistas como no Ibira, nada contra, mas correr desviando de tudo isto o tempo todo me tira a concentração.
Nos longos, procuro esvaziar a mente (aprendi com o Sr. Miyagi), dar uma alongada rápida, já preparar o psicológico pra ficar de 3 a 4 horas correndo, colocar naquela rádio que só toca MPB (não gosto de correr com músicas eletrônicas, me deixam estressada) e saio no aquecimento por aproximadamente 1,5km subindo o ritmo vagarosamente até um ritmo pouco abaixo  do que pretendo fazer a maratona (7"km).
Não gosto de fazer os longos com muitos acessórios, porém, é necessário!
Celular, fone de ouvido, cinta para o celular (não uso braçadeira), relógio, CarboGel e a mochila de hidratação, item que pra mim tem sido um tormento levar, mas parar pra tomar aguá e correr o risco de não ter, seria pior!







Acredito que tem uma hora em que o psicológico vai falar muito mais alto do que as dores na panturrilha, o sol na cabeça, a vontade de parar vai ser insuportável sempre que eu passar pelo começo da trilha pela enésima vez, mas vamos lá, só mais uma volta, só mais uma, e assim irei até o final do meu longo! E será neste momento em que eu me sentirei orgulhosa de mim mesma, e vou pensar... ahhh a Maratona vou tirar de letra! Mas sabemos que treino é treino e jogo é jogo, sendo assim, vou manter a cabeça fria, procurar focar o pensamento sempre em fazer o melhor, mas sem chegar a sentir que é uma obrigação. Quero fazer por amor a corrida, por paixão, por diversão, mas também para ver que sou capaz de ir além... cada dia mais! 


3 comentários:

  1. Está uma delícia ler seus textos!
    Começou o blog agora e já tá profissa!
    Lindo!

    Quanto ao longo, volte aqui no post pra completá-lo com uma atualização, tenho certeza que começará assim: "Consegui!"

    Boa sorte e bom longão!

    ResponderExcluir
  2. Vai dar certo Dona Kelly... Hoje e no grande dia. Torcendo aqui!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.