sábado, 2 de abril de 2016

Mulher X Bike

Como alguns de vocês sabem, há algum tempo atrás adotei a Bike como meio de transporte e diariamente surgem alguns pontos interessantes que gostaria de debater aqui. 




A bicicleta está vindo com tudo, um Boom forte no Brasil, cada vez mais vemos ciclistas indo e vindo de seus trabalhos, faculdades ou simplesmente indo visitar amigos e parentes. Mas ainda vejo que a quantidade de mulheres pedalando é muito menor do que de homens, isto é claro! 
Eu mesma, sinto olhares de admiração por eu estar numa rodovia movimentada como Fernão Dias, Dutra ou Marginais diariamente! 
Mas não é perigoso? 
Perigoso é viver!! 
Vejo que muitas mulheres não tiveram o habito de pedalar desde crianças, poderiam cair, ralar o joelho e ficar com marcas, bicicleta era coisa pra meninos! 
No caso feminino, a bicicleta é de certa forma um meio de afirmação individual, de quebrar algumas barreiras psicológicas que por vezes impedem as mulheres de serem mais arrojadas e livres, e explorar este aspecto também nos interessou. Estamos falando de uma generalização que foi o nosso ponto de partida, mas que se tem vindo a comprovar através das histórias que temos registrado. As mulheres ciclistas são ainda poucas, comparando com o número de homens, mas a tendência é para que haja cada vez mais! Já que pros homens o aspecto da competitividade e técnica ainda é muito maior. 


O maior desafio ao optar pela bicicleta hoje em dia é passar pelo respeito e boa convivência dos outros no transito caótico, motoristas estressados e pedestres que ainda não tem consciência de parar para uma bike que está vindo em alta velocidade, e que caso haja uma colisão, pode sim sofrer sérios ferimentos. 
Esta luta pelo respeito é ainda maior, pois existe algum machismo cultural e alguma desconsideração na estrada, esperamos que no futuro haja tantas mulheres ciclistas nas cidades que isso seja absolutamente normal e deixe de ser assunto. 

Está cada vez mais comum eu ouvir a frase: "Nossa como vc é corajosa!" ou "Queria ter o seu pique", não acho nada fora da casinha uma mulher de seus 40 anos abolir o carro da sua vida, optar pela bicicleta e viver feliz para sempre! 
A sociedade ainda liga o carro à Status! E é de uma certa forma! Quem tem um carro realmente tem que ter grana, combustível, IPVA, manutenção, multas, acessórios e afins, a Bike também tem seus gastos, mas não se compara ao gasto de um carro. 


Quando, depois de adulta ganhei minha primeira bicicleta, uma Caloi usada de ferro, pesadíssima, onde pagamos a fortuna de R$ 200,00 (isto mesmo, duzentos reais) vi que dalí pra frente algo estava diferente e eu gostei da mudança. Assim que meu marido viu que tomei gosto, que adotei a bike de verdade, depois de ter feito uma viagem com ela, decidimos comprar uma outra melhorzinha, e está me servindo muito bem até hoje para o meu trajeto de ida e volta pro trabalho. 

Me lembro ainda hoje, da primeira vez que pedalando, escapou a corrente e eu não sabia arrumar, liguei pro meu marido e ele veio de carro me encontrar e arrumar pra eu terminar meu trajeto! Ainda hoje, não sei trocar uma câmara, ou se algo "quebrar" muito possivelmente não saberei resolver, mas na hora a gente vê! 

Estou relatando aqui apenas a minha pequena experiencia em minhas idas e voltas ao trabalho. Tenho sempre uma troca de roupa completa na loja, toalha, shampoo a seco e  sabonete liquido, mesmo nesta nova loja não tendo chuveiro, consigo perfeitamente me higienizar e trabalhar o dia todo confortavelmente.  


Chegando no trabalho

Chegando no Ceret, para mais um treino de corrida

No trabalho

Quer experimentar? Aqui vai algumas dicas:

  • É isto mesmo que você quer?


A substituição definitiva do carro pela bicicleta não precisa ser feita sem aviso prévio. Comece aos poucos. É preciso que antes de usá-la para ir ao trabalho, você se acostume com o esforço e ao percurso que fará. “Se não houver preparação, você vai chegar suado, cansado e estressado no seu ambiente profissional. Isso só provocaria desânimo e vontade de voltar a andar de carro. O ideal é que você se acostume a pedalar no dia a dia antes de adotar a bicicleta como um meio de locomoção.

  • Cuidado com o tempo gasto:


Só que tem um detalhe importante para o seu roteiro feito com a bike: nem sempre o caminho mais rápido de carro é o melhor para fazer com a bicicleta. Fazer o trajeto várias vezes durante finais de semana ajuda na hora de escolher a melhor rota. Muitas vezes o caminho feito pelo carro é mais longo e passa por mais subidas, o que não é muito prático para quem vai de bicicleta. Por isso, quase sempre evito avenidas e opto por ruas mais tranquilas como trajeto. Dessa forma, eu fujo do tráfego e conheço lugares da cidade que não conheceria se estivesse de carro.

  • Acessórios:


Capacete e luva são acessórios indispensáveis para quem quer começar a andar de bicicleta. Proteger a cabeça de um impacto e manter as mãos secas e firmes são dicas de segurança apontadas por todos os ciclistas. No entanto, é preciso escolher os equipamentos certos, principalmente no caso das mulheres.

  • O que vestir:


A roupa que você usa para pedalar também faz toda diferença. Lembre-se: você está ao ar livre e fazendo esforço, logo vai transpirar. Para quem vai de bike até o trabalho, a solução é deixar algumas peças de roupa no local de trabalho. Assim, mesmo que sue bastante, basta trocar de roupa quando chegar. 

Outra dica é equipar a bicicleta com um alforge (o porta-malas da magrela). Colocar cestas ou alforges na bicicleta aumenta a praticidade da bicicleta. Fica mais fácil levar roupas e assessórios como laptops, bolsas, carteiras e até mochilas para onde quer que vá. Eu uso uma cesta na frente da bicicleta. Costumo deixar a minha bolsa ali, para não andar com nada nas costas.
No entanto, cada ciclista deve identificar o que traz mais conforto e segurança.

E pra finalizar, incentive outras pessoas! Abuse das redes sociais com fotos e informações! 




Um comentário:

  1. Como vc é corajosa, queria ter o seu pique. Rs. De verdade te invejo.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.