segunda-feira, 25 de abril de 2016

Maratona de SP, a Decisão!

Hoje, 1 dia após ter corrido as 15 Milhas da Maratona de SP, precisava fazer um Post somente pra ela! A mais temida e cruel prova de SP, mas também a que nos dá a sensação de superação. 





Ano passado, eu e meu marido estávamos em treinamento para a nossa Primeira Maratona no Rio de Janeiro e usamos a Maratona de SP como um longo, as 15 milhas (24,195km) e fizemos ambos, bons tempos, terminamos tranquilamente, com o cansaço normal de uma prova dura como esta. Este ano, gostaria claro de bater meu record pessoal, chegar bem e aguardar os amigos que foram para a Maratona, mas aí alguns pontos antes mesmo da largada me assombrava: Calor e treinos intensos durante a semana, já que estou novamente em treinamento pra minha 2ª Maratona de novo no Rio. 
As 7:30 da manhã, horário da largada, o sol já estava forte! Cuidei de abusar do protetor, boné, óculos, um bom coque no cabelo e fui pra cima! Tentando como sempre, ouvir os conselhos do marido de "largar num Pace mais alto" mas sem sucesso estava confortável até o km 15/16 mais ou menos, depois daí a coisa começou a complicar! Chegando no km 18 ví meu marido sentado no meio-fio e quando me viu começou a me acompanhar, mancando! Aquilo me cortou o coração, nunca havia acontecido dele quebrar numa prova, desde que começamos a correr! Ele sabe que não gosto de correr acompanhada ou conversando, então apenas me acompanhou... Encontramos amigos no percurso e ele apenas me incentivava quando via que eu diminuía o ritmo, e assim seguimos.


A Estrutura estava de parabéns!! Postos de hidratação a cada 2,5km aproximadamente, aguá nem sempre gelada, mas como? Sendo que não davam tempo de gelar, mas não faltou! Só não achei muito prático a água de côco, que eram entregues em garrafas grandes e o desperdício foi muito! Poderiam ter colocado em saquinhos, como nos anos anteriores eram entregues os isotônicos, muito mais prático!  
Percurso: 
Largamos no Obelisco do Ibirapuera, e seguimos pela Av. Pedro Alvares Cabral, República do Líbano e no KM 3 entramos no Túnel do Tribunal de Justiça (pro meu pânico, odeio correr em túnel) 
Retorno para quem estava nas 5 milhas na Av. JK, seguimos os corredores das 15 Milhas e os Maratonistas juntos até Av. Politécnica onde eles continuavam e quem terminava por ali, pegava o ônibus de volta ao Ibirapuera. 
Guarda-volumes: 
Para corredores das 15 Milhas, eram ônibus que seguia até a nossa chegada, já para os maratonistas eram pontos fixos no próprio Ibirapuera onde eles chegavam. 

Maria Borges

Li uma postagem da Corredora Maria Borges que define bem esta prova: "22ª Maratona Internacional de São Paulo, A Cruel. Ela se faz de boazinha com seu jeito plano, mas é vilã de novela mexicana, mal maquiada, cinza, de curvas mal traçadas. E hoje estava quente, seca, mal-educada. E, triste destino de vilã, novamente foi vencida!"


Agora, quero aqui registrar o que se passou pela minha cabeça nos 24km enquanto eu corria, via o rosto dos meus companheiros e até depois de finalizado! 
Pra mim, Kelly França, provas longas e desgastantes como esta não estarão mais no meu calendário! 
Estou inscrita para a Maratona do Rio no próximo mês, e estou treinando duro pra fazer ela bem, poder completar, sem neura, com um planejamento básico para cumprir durante a prova, mas todo corredor sabe que, treino é treino e prova é prova! Não digo nem a prova em si, mas o treinamento pra se fazer bem uma prova desta, dura, quente e que cada km parece interminável deve-se ter muita disciplina, não que eu nao tenha, mas não tanto o quanto gostaria! Quando nem o incentivo de um amigo faz  diferença, quando aquela água na cabeça já não refresca, quando a cápsula de sal, o gel, a rapadura ou o mel te dão energia suficiente pra buscar forças e terminar a prova! 

Ai como eu amo!
" A gente tem por hábito falar que fez ou vai fazer uma maratona quando precisa resolver algo GRANDE, não é verdade?!
Pois bem... Maratona é um negócio grande, mas quem usa a expressão acima não sabe nada do que é de fato uma maratona.
Maratona não é "apenas" os 42km. Para se fazer uma, você precisa muito mais do que pernas. Nesse desafio, você tem colocar força de vontade e equilíbrio mental (meio paradoxal, afinal todo maratonista é meio doido hahahahaha).
Para fazê-la, são necessários meses de treinamento, em qualquer condição climática, em horários às vezes inconvenientes ao seu conforto e ao dos seus, e verdadeiro envolvimento da sua tribo(leia-se família, amigos e afins).
No período pré-prova, você cansa, você falha, você morre de medo de se lesionar (qualquer dor é como uma cerca elétrica rompendo e apitando na sua cabeça), você corre também atrás de compensar suas ausências, seus atrasos, suas saídas antes dos parabéns, seu sono incontrolável (encostando-se em qualquer coisa que suporte seu peso) e de combater a falsa impressão de que você está apenas pensando em treinar (acredite, amores e amigos, a gente pensa muuuiiito em vocês enquanto corre).
Os 42km é só a ponta do iceberg. Ele é a glória da luta que vínhamos enfrentando nos últimos dias, meses e até anos. Ele é a catarse. Um verdadeiro corredor se entrega total e cautelosamente a ele, pois o título a partir dali vai mudar. De corredor a maratonista. E esse segundo nome massageia o nosso ego com força, porque atrás dele tem muito mais do que o percurso.
Todo esse papo é pra dizer que eu ainda estou esgotada da prova. Ando com um sono e uma preguiça MONSTROS, meus joelhos ainda doem e ainda sou capaz de sentir o frio que chacoalhava meu corpo no dia 3 de abril de 2016 em Santiago do Chile ao cruzar a linha de chegada.
Se eu quero outra dessas? Quero! Com todo o pacote junto. Não por ser viciada em corrida, mas por ser viciada em me sentir viva, realizada, saudável e capaz. A corrida traz para a minha vida a certeza de que com empenho consigo atingir meus objetivos. Isso não quer dizer que eu ache que sou invencível, mas para mim significa que, mesmo em condições adversas, se eu tiver um objetivo em mente, determinação e garra, eu conseguirei o que eu quero. Tudo isso reflete positivamente na minha vida pessoal.
Se esse minha "disposição" vai ser para sempre? Sei que um dia vai parar, mas hoje ela é a minha lição de vida e minha motivação diária.
Depois dessa corrida, sempre que alguém vem elogiar ou falar que queria ser um pouco como eu, eu sempre digo: "sonhe, sonhe grande, lute pelo seu objetivo até conseguir e não pare de sonhar!". " Thaíse Saraiva de Maceio - Instagram: @thaisechristoni

Thaise Saraiva

Mesmo com esta chuva de motivação, prefiro a partir de agora me focar em provas menores, em baixar meus tempos nos 5 e 10km, e talvez fazer uma meia maratona por ano. Maratona nunca mais? Nunca mais é muito tempo! Isto é uma decisão do agora! Sempre digo que a corrida deve ser algo prazeroso, que nos dê a sensação de que somos imortais e depois de provas duras como estas, pelo menos pra mim não tem sido as sensações que sinto! 

Quero aqui deixar meus parabéns e obrigada a alguns valentes da prova de ontem: 
Fernanda Vicente (4º lugar na Categoria)







6 comentários:

  1. Vamos que vamos amor, o importante é correr, e temos ainda muitos anos de vida pela frente.
    Se após a Maratona do Rio for necessário um tempo das longas distâncias, o negócio é se divertir à beça nas curtas, e quem sabe um dia olhar pra dita cuja de novo e dizer "perai, ta na hora de eu te desafiar novamente".

    Arrebenta lá no Rio!

    ResponderExcluir
  2. belo texto , maratona por enquanto só façO no RIO... QUEM SABE UM DIA VOLTO CORRER DE SÃO PAULO.. ONTEM FOI BACANA VER AS PESSOAS CHEGANDO E SUPERANDO .. RIO MES QUE VEM VAMOS PRA CIMA

    ResponderExcluir
  3. belo texto , maratona por enquanto só façO no RIO... QUEM SABE UM DIA VOLTO CORRER DE SÃO PAULO.. ONTEM FOI BACANA VER AS PESSOAS CHEGANDO E SUPERANDO .. RIO MES QUE VEM VAMOS PRA CIMA

    ResponderExcluir
  4. Parabéns e obrigado pelo Carinho!
    Sirlan

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.