quinta-feira, 7 de abril de 2016

Como comecei a correr

Pra quem já corre há um tempo esta pergunta é bem frequente. 
E com o passar do tempo, já temos um texto decorado e aqui vou relatar como Eu comecei a correr e como me apaixonei pela corrida. 





Sempre fiz exercícios físicos, dança, capoeira e musculação. Mas posso dizer que só a dança mesmo (Jazz e Ballet) que eu era mais rígida com treinamentos, procurava não faltar nas aulas e participava de Espetáculos. Eu amava dançar!! 
Nos mudamos para o Bairro da Penha e bem em frente ao nosso prédio tinha uma pista muito boa, e eu comecei a levar meu cachorro ali pra passear, via umas pessoas caminhando, outras correndo e comecei a observar! 
Cheguei em casa um dia e falei pro meu marido: Hoje vou deixar o Ringo (my dog) em casa e vou só caminhar, vamos ver qual é que é deste barato!
Ia caminhar quase diariamente por aproximadamente 1 semana, até que ele resolveu me acompanhar. E ele é muito competitivo em tudo o que faz e quer fazer tudo da melhor forma possível, começou a pesquisar um APP de caminhada e nos deparamos com o MyCoach que também nos dava planilha para iniciantes em corrida e adivinha? Logo começamos a correr (trotar) rs. 

Nossa primeira foto de Corrida!
Caminhava 1 minuto e trotava mais 1 minuto, aos poucos aumentando os tempos de trote e diminuindo os de caminhada, logo não mais caminhava e aumentando gradativamente os trotes. 
Compramos tênis mais adequados, pesquisamos alguns acessórios, já que não conhecíamos ninguém que corria para nos dar dicas. 
Até que Luiz nos inscreveu na nossa primeira prova de 5km! Do Circuito Popular e eu quase enfartei quando ele me disse que já estávamos inscritos! Terminei a prova em 44 minutos, mas com a sensação fantástica de que era aquilo que eu queria pro resto da minha vida!!! 

Minha primeira prova de 10km! Em Aparecida
Ali começou uma nova etapa da nossa vida, cuidados maiores com alimentação, mais foco com os treinos, amizades sinceras começaram a surgir... 
Hoje, 4 anos depois, inúmeras provas, meia-maratonas e maratona concluídas posso dizer que a corrida em sí é algo surpreendente e inovador na vida de qualquer pessoa! 

Amigos do Rio de Janeiro

Circuito Popular no Autódromo de Interlagos





Levando minha mãe para caminhar



























"Correr faz bem para a saúde em diversos aspectos. A modalidade aumenta o condicionamento físico, fortalece os músculos, ajuda a emagrecer, combate a insônia, auxilia no controle do colesterol e previne a osteoporose. De quebra, inunda o organismo do corredor com endorfina, hormônio que causa sensação de bem-estar. Para obter esses benefícios, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Se uma pessoa não estiver preparada para correr, pode desenvolver lesões ou, pior ainda, agravar problemas cardíacos pré-existentes.
Pessoas sedentárias ou com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, devem fazer um teste ergométrico antes de começar a correr. "O exame é uma avaliação cardiológica feita por um teste de esforço, para identificar como o organismo reage ao exercício. Dependendo do resultado, algumas pessoas podem precisar de acompanhamento médico para praticar a corrida", afirma o educador físico Bruno Gualano, professor da Universidade de São Paulo (USP)." Veja.com



O fortalecimento é bem importante para iniciantes, alimentação balanceada e um bom alongamento são prioridades para quem quer iniciar na corrida. 
Assim como em todas as áreas da nossa vida, a corrida também exige foco e determinação, portanto, treine seu cérebro primeiramente, cuidado com os exageros, tenha paciência caso não consiga sair correndo logo de cara, TUDO É TREINAMENTO E TODO EXAGERO É SOBRA! 

Mais uma vez eu falo: Daqui 1 ano, você vai desejar ter começado hoje! 




2 comentários:

  1. Sou fã dessa blogueira, rs.

    ResponderExcluir
  2. Show! Muito legal ver essas fotos e relembrar alguns momentos desses nossos três anos de corrida!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.