sexta-feira, 8 de julho de 2016

Carro X Bike

Há alguns meses atrás, meu maridinho lindo, chegou com a seguinte frase: Vamos eliminar o carro da nossa vida! 
A minha primeira reação foi surtar e a segunda foi dizer que esta possibilidade era NULA
Eu ralei tanto pra ter meu carro! Como ia fazer pra ir trabalhar quando estivesse chovendo, ou pra sair com minhas netas, ou ir no Supermercado, ou ir pro Parque treinar, enfim... não existia a possibilidade de ficarmos sem o carro, eu não aceitava de forma alguma e ponto!




Minha cara ao imaginar ficar sem o carro!
Passado alguns dias desta nossa conversa, nosso carro deu um problema, muito sério, a ponto de não sair mais da garagem. Ok, carros dão problemas, aguardaremos então ter uma grana sobrando pra mandar arrumar, pq não vai ficar barato, carro velho, já viu né! E a tal grana sobrando, nunca sobrou! rs...

Já tenho o hábito de ir trabalhar de bike, quase diariamente, então quanto a isto pouca coisa mudou, mas quando chovia ou eu estava "naqueles dias" a bike não funciona, então comecei a ir de ônibus, o que pra mim foi bem tranquilo, de casa até o trabalho são 2 ônibus, tenho muitas opções de linhas e paro em frente a loja, em menos de 1 hora chegava no trabalho.  Fui me acostumando aos poucos...


Bom, já se passaram alguns meses, o carro continua parado na garagem quebrado! E não está fazendo a mínima falta, já que temos muitas outras opções de transportes, agora o que mais está fazendo a diferença é no bolso... veremos: 
Combustível: Gasolina em torno de R$ 3.30 o litro e álcool em torno de R$ 1,90
IPVA $$$
Manutenção $$$$$$$$$$$
Estacionamento $$$
Multas $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Seguro $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


Colocando na ponta do lápis, deveríamos assimilar muito rapidamente que a vantagem de se ter um carro sai caro, paga-se pelo conforto e paga-se muito bem! Agora a pergunta que não quer calar, é realmente necessário se ter um carro? 

Quando realmente se faz necessário um carro, podemos optar pelo Taxi ou Uber, que numa rodagem que dê R$ 50,00 dependendo claro da distancia percorrida, ainda sai muito mais barato. Com R$ 50,00 de combustível você consegue rodar quantos dias da semana? Quanto gastaria no estacionamento do shopping? Ou zona azul? E se parou na rua, ele estará lá quando voltar? 



Agora falando do real motivo do Post, a Bike! 
Tenho o privilégio de morar próximo a Parques, Supermercados e grandes Avenidas como Radial Leste, Marginal Tietê e Conselheiro Carrão, com exceção da Radial Leste, não existem ciclovias nestas outras avenidas, porém, conseguimos transitar com a bike "tranquilamente". Meu trajeto pro trabalho é feito 90% sem ciclovia. Portanto aquela desculpa de: Ahh se tivesse ciclovia eu andava mais de bike, é furada! Perigo de acidente? Com certeza!! E de carro você está 100% seguro?  
Minha família mora num bairro bem distante do meu (Guaianazes), de carro eu levaria aproximadamente 1 hora até lá, já que a velocidade máxima permitida no percurso que fazia era de 50km/h, agora tenho a opção de ir de bike até a estação de trem mais próxima (Tatuapé), onde eu gasto uns 10 minutos, pego o trem até a estação Guaianazes, mais 35 minutos, e da estação até a casa dos meus pais vou de bike novamente, mais uns 10 minutos! Olha só!!!! Levei menos tempo que de carro e gastei muito menos!!!! 
Este é só 1 exemplo que estou dando, pois a bike nos permite ir muito mais além, olhar muito mais detalhadamente nossa cidade e isto tudo sem falar de 2 coisinhas muito importes: ESTRESS E SAÚDE!

Quem pedala (cientificamente Comprovado) é muito menos estressado, mais atento, o humor melhora consideravelmente e de quebra ainda está se exercitando. 

Poderia ficar aqui falando inúmeros outros benefícios, mas acho que assim como EU, também consegui convencer a você de que ter um carro é bom, mas ter uma bike É ÓTIMO! 






2 comentários:

  1. Maravilha, somos doutrinados desde crianças a buscar pelo conforto e nem percebemos o preço que pagamos por esse conforto, muitas vezes esse preço nem é cobrado em forma de dinheiro mas sim em qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  2. Isto aí! Estou treinando no rolo! Um dia chego lá!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.