terça-feira, 20 de outubro de 2015

TPM + Corrida

T.P.M. A tão temida Tensão Pré Menstrual, que algumas mulheres tem e algumas poucas sortudas nem se quer sabem do que se trata, vem somente com uma única finalidade: Mostrar o quanto nós mulheres somos um furacão de sentimentos e ao mesmo tempo tão Guerreiras, já que homens de TPM seria o Apocalipse!



Pra nós que praticamos atividades físicas regularmente, na TPM pode ser a época em que mais nos sentimos prejudicadas, falta ânimo, os seios doem, só não se come quando está dormindo, mas por outro lado, a corrida pode ajudar a aliviar alguns sintomas, como irritabilidade, dores e alguns desconfortos. 

Eu particularmente, tenho um grau de TPM moderada (à forte rs), fico extremamente sensível, irritada, nervosa ao extremo e os seios muito doloridos, o que me prejudica demais nos treinos, já alguns meses eu não sinto exatamente nada! Ainda não consegui fazer nenhuma ligação com os meses que tenho e os que eu não tenho, infelizmente! Ou então eu poderia muito bem cuidar para que nenhum mês eu sinta os tão temidos sintomas.




Não se apegue ao desempenho nesse período, pois é normal que ele fique prejudicado. Corra mais para relaxar, sem muitas pretensões;
Muitas vezes, só o alongamento já é capaz de diminuir algumas dores e desconfortos. Por isso, dê atenção especial para essa atividade antes e depois dos treinos; e
A endorfina liberada durante a corrida ajuda nos sintomas psicológicos. Você ficará mais relaxada e feliz depois do treino e o mau-humor da TPM não terá vez.


A corrida é indicada durante esses dias? Para a ginecologista Maíta Poli de Araújo, doutora em medicina pela Unifesp e médica do ambulatório de Ginecologia do Esporte, no caso de TPM leve a corrida e os demais esportes não são contraindicados. Entretanto, “caso ela seja moderada ou grave, deve-se instituir tratamento adequado (normalmente medicamentoso) e associá-lo a outras medidas de promoção da qualidade de vida, como dieta adequada, diminuição dos níveis de estresse e atividade física leve”, orienta.


Ainda podemos dar uma amenizada na situação toda com alimentação, claro!
  • Beba muita água
  • Alimentação rica em Fibras
  • Alimentos com vitamina B
  • Omega-3 para o Bom Humor
  • Inclua oleaginosas na alimentação

Sim, claro, óbvio o amigo de sempre Chocolate

Agora, se você mulher linda, cheirosa, educada e equilibrada, simplesmente PERDE A LINHA durante este período e tem um marido nada compreensivo, só uma coisa a dizer minha amiga: Tais lascada!! 
A frase que você marido, nunca deve dizer a sua mulher no período da TPM é: Por que você tá nervosa? 
A não ser que você adore um desafio e queira ver pessoalmente o personagem daquele filme: Um dia de fúria! 

Só uma dica! ;-)

Pra alguns desavisados, a TPM significa Tensão PRÉ Menstrual, quer dizer, isto ocorre aproximadamente de 10 a 15 dias antes do ciclo menstrual propriamente dito! Sim, depois de passar por estes dias turbulentos, com mais altos e baixos do que aquela Montanha Russa do Playcenter, ainda vai ter que lidar com cólicas e enxaqueca que muito provavelmente vão acompanhar sua esposa / amiga / namorada / mãe durante mais alguns 4 ou 5 dias! 
É meu amigo, mulher sofre e sofre de verdade!!!! 
E outra, durma sempre com um olho aberto e outro fechado, afinal confiar em uma pessoa que sangra por 5 dias e não morre é loucura!

Brincadeiras a parte, este é um assunto bem delicado ainda e pouco explorado por muitas pessoas ainda acharem "frescura" de algumas mulheres. 

Mas se você, assim como eu, já tentou de tudo e ainda assim não se livra dela, o negócio é relaxar, respire fundo algumas vezes no dia, eu ouço musicas instrumentais e sim, sempre que posso vou correr neste período! 

Tamo Junto Mulherada! Até a menopausa, aí começará outros tormentos, mas isto é um post pra daqui a alguns anos!!






Um comentário:

Obrigado por comentar.
Não esqueça de clicar em "Enviar por email...", assim você receberá um aviso quando seu comentário for respondido.